Proposta de Reforma Trabalhista no Brasil foi tema de palestra na ACITS

29 de junho de 2017 - 15:05 - 971 views

A organização do evento ficou por conta de Universitários, estudantes do curso de Administração da UNEMAT. Eles reuniram público expressivo na noite desta terça-feira (27) no auditório da ACITS.

O tema da palestra foi a Reforma Trabalhista, o que vai mudar e o que é preciso saber, acordos e convenções coletivas de trabalho, bem como benefícios da sindicalização.

De acordo com o Professor Aloísio Francisco, a ação de socializar informações sobre o tema é resultado do trabalho de um grupo de estagiários. “Os acadêmicos têm diversas disciplinas e entre estas o estágio. Este estágio precisa ser feito em empresas reais. Um grupo de estagiários atua no sindicato. Um dos objetivos deles é promover a atuação dos sindicalizados do Sindicato do Comércio de Tangará, com a instituição”, explicou.

Segundo o Professor, foi por este motivo que se realizou a palestra, cujo propósito foi trazer esclarecimentos sobre a reforma trabalhista que está em andamento no Congresso Nacional. “Fala-se muito na Imprensa, mas de forma muito generalizada. Convidamos então um professor de Direito para falar muito claramente aos participantes”, disse.

Ele lembrou que parte da reforma prevê que haja uma negociação muito mais direta entre patrões e empregados. “Atualmente a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, faz com que não haja tanta necessidade dos sindicatos, porque a Lei protege. Mas, doravante, a partir da aprovação desta reforma, torna-se mais importante a existência de sindicatos fortes para estabelecerem negociações e acordos coletivos, porque acordos após aprovados pelas duas partes e homologados pela Justiça, viram Lei”, explicou o Professor.

Fonte: Rádio Pioneira