IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

21 de março de 2018 - 14:42 - 1.194 views

Salário

Seu salário sofreria uma perda gradual de poder aquisitivo. E você não teria uma entidade específica negociando com o empregador, se não haver Contribuição Sindical para dar suporte financeiro necessário ao sindicato.

planilha de ganho real do salario negociado com o sindicado em relação ao salario minimo. 
             
para colaboradores que recebem 01 salario mensal      
             
sal.minimo sal.comercial            diferença         mensal diferença em 12 meses diferença decimo diferença 1/3 férias diferença total 
954,00 1.020,00 66,00 792,00 66,00 22,00 946,00
desconto da contribuição sindical 01 dia no mês de março 34,00
         
             
ganho total anual a maior devido a negociação salarial executada pelo sindicato já com os descontos 912,00

No exercício do seu papel representativo, os sindicatos defendem, junto aos sindicatos patronais ou diretamente aos empregadores, os direitos e as conquistas de um contingente muito maior de pessoas.

Toda a vez que um sindicato negocia com uma categoria patronal, as vantagens obtidas da negociação não ficam restritas aos seus associados: por força de lei, elas são estendidas a todos os profissionais que fazem parte da mesma categoria, indistintamente.

Todos ganham com a representação sindical

O Sindicato, assim, cumpre um importante papel social. Além de negociar salários, ele estabelece acordos coletivos com os empregadores, buscando melhorar as condições de trabalho dos profissionais que representa. Ele luta pela ampliação dos benefícios ao trabalhador e acaba estendendo sua ação sobre as próprias necessidades das famílias de seus representados.

Isto, quando não é o Sindicato mesmo que cria e oferece serviços indispensáveis aos profissionais, proporcionando assistência jurídica a seus associados, planos de assistência médica e odontológica, cursos de qualificação profissional, recolocação no mercado de trabalho e outros.

Mas sem investimentos nada disso seria possível. É por isso que todo trabalhador, sindicalizado ou não, recolhe, uma vez por ano, a chamada Contribuição Sindical. Ela serve para manter e fortalecer o Sindicato, e para garantir que ele continue exercendo o seu papel.

Sindicato por categoria profissional é garantia 
de defesa de todos os seus direitos

A partir do conhecimento das particularidades das distintas categorias profissionais, das suas necessidades e da proteção legal específica garantidas pela regulamentação profissional própria de cada uma delas, torna-se possível ao Sindicato ser uma forte organização na luta pelos interesses da sua categoria.

Compare o que você recebe com o que você paga

Compare o custo com o benefício que o Sindicato proporciona a você e sua família. Se isso fosse colocado em uma balança, todos os trabalhadores do Brasil, sem o apoio e o amparo de seus sindicatos, não teriam forças para equilibrá-la. A sua voz é importante. Estamos falando de seu futuro.

E o valor que você paga anualmente corresponde a um dia de trabalho.

Sem a contribuição sindical nada disso seria possível

Reafirme o seu compromisso com o sindicato representativo da sua categoria profissional, pagando a Contribuição Sindical.

O pagamento da contribuição sindical ao sindicato de sua categoria profissional é instrumento de fortalecimento do trabalho diário de representatividade da categoria perante os empregadores, o Estado, bem como perante a própria sociedade.

Para que seu sindicato seja representativo, é preciso que ele tenha força para implementar as políticas necessárias à defesa dos direitos e interesses da categoria representada e, somente com o apoio de seus filiados e associados, que são os maiores beneficiados com as ações da entidade, é possível alcançar todos os objetivos da categoria.

POR QUE A REPRESENTAÇÃO SINDICAL
POR CATEGORIA PROFISSIONAL É IMPRESCINDÍVEL

 

Emprego

O Sindicato é indutor e defensor da manutenção do emprego e da obediência às leis e direitos trabalhistas, acompanhando as rescisões contratuais.

Saúde

O Sindicato da sua categoria possibilita, através de convênios, oferecer aos associados serviços que compensam a fragilidade da previdência social.