Ações do Brasil para a geração de empregos serão debatidas em evento no México

29 de janeiro de 2015 - 16:46 - 1.036 views

Programas sociais e de qualificação profissional também serão destaques durante 3ª Reunião de Ministros Iberoamericanos do Trabalho

Brasília, 24/11/2014 – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, representa o Brasil a partir de hoje, no México, na 3ª Reunião de Ministros Ibero-americanos do Trabalho. Ele apresentará a experiência brasileira de geração de empregos em três sessões de diálogo ministerial, que contarão com a presença de delegações de cerca de vinte países. Dias discursa nesta terça-feira (25), na Segunda Sessão de Diálogo Ministerial, que tratará do tema “Inovação Institucional para Promover o Emprego de Qualidade”. Ao lado dele, estará a ministra do Emprego e Seguridade Social da Espanha, Fátima Bañes Gracía. A moderação do debate será realizada pelo do secretário para a Cooperação Iberoamericana, Salvador Arriola.
Em sua intervenção, o ministro brasileiro mostrará que os resultados positivos alcançados pelo Brasil desde o ano 2003 refletem um modelo de crescimento que busca privilegiar o emprego e a distribuição de renda. Segundo Manoel Dias, nos últimos doze anos foram gerados mais de 20 milhões de empregos formais no Brasil e, em 2013, o País atingiu, pela segunda vez nesta década, o mínimo histórico da taxa de desemprego medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o índice de 4,6%, nas regiões metropolitanas. “Os resultados com a relação à informalidade também são significativos, com queda 18 pontos percentuais, fazendo com que a economia brasileira saísse de um cenário em que o trabalho informal era predominante, para um cenário em que a formalidade do mercado de trabalho é o que prevalece”, complementou.
Também terão destaque na apresentação os avanços proporcionados pelos programas sociais, tais como o Programa Bolsa Família, os programas de Inclusão Produtiva e a Política de Valorização do Salário Mínimo. Dias defenderá a inclusão produtiva e a sustentabilidade como elementos-chave para a promoção do estado de bem estar e a coesão social e a necessidade de aumento da qualidade dos postos de trabalho e da qualificação profissional dos trabalhadores, com ênfase nas mulheres e nos jovens. Nesse contexto também falará dos avanços conquistados com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e sobre a Lei do Aprendiz, que criou cotas de empregos para jovens nas empresas, incentivando novas contratações.
Assessoria de Comunicação Social MTE
acs@mte.gov.br

(61) 2031-2430 / 6537